Na próxima terça-feira (12), a bancada federal deverá se reunir com os ministros da Agricultura, de Integração Nacional e do Desenvolvimento Agrário para alavancar mais recursos em socorro às centenas de famílias afetadas. De acordo com o coordenador da bancada, deputado federal Beto Albuquerque, será enviado um relatório aos parlamentares até segunda-feira (11) com levantamento dos estragos causados pelas chuvas na região Central. Durante a reunião, o prefeito de Santa Maria, César Schirmer, relatou, por telefone, o encontro realizado com prefeitos para discutir as perdas no Centro do Estado. O assunto foi tratado entre os deputados e a governadora Yeda Crusius, na tarde de quarta-feira.
"A Defesa Civil trabalha de forma muito competente, organizada e em sintonia com a Defesa Civil Nacional. Estamos juntando esforços para que os recursos venham o mais rápido possível", disse Albuquerque. "Ter os dados com exatidão é muito importante para liberarmos os recursos novos e os que ainda não chegaram", prosseguiu. O deputado comunicou que ainda faltam ser liberados ao menos R$ 200 milhões em recursos prometidos pelo Itamaraty após os eventos climáticos dos meses anteriores.
Segundo o deputado, deverá ser editada uma nova medida provisória pelo governo federal contemplando os atingidos por temporais no Rio de Janeiro e no Rio Grande do Sul. Também participaram da reunião os deputados federais Vieira da Cunha e Germano Bonow, o senador Sérgio Zambiasi e os secretários estaduais da Fazenda, Ricardo Englert, e Geral de Governo, Ana Pellini.
Agência de Notícias Palácio Piratini