Coordenador da bancada gaúcha no Congresso Nacional, o deputado Beto Albuquerque (PSB) intermediou nesta quarta-feira (09) audiência de comitiva gaúcha com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, para tratar do Projeto de do Prolongamento da Ferrovia Norte Sul até o Porto de Rio Grande, chamada de Ferrosul. Na ocasião, o ministro confirmou apoio do governo federal.
Integrada ainda pelo deputado Jerônimo Göergen (PP), pela deputada Zilá Breitenbach (PSDB), pelo presidente da Famurs, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, e demais lideranças, a comitiva entregou a Nascimento relatório final dos trabalhos da Comissão criada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul para tratar da criação da Ferrosul. Na reunião, foi formalizado pedido para que o Governo Federal apoie esta nova ferrovia. O grupo destacou ao ministro que há uma percepção de isolamento do Estado no projeto de Ferrovias da União e no projeto original da Ferroeste.
O ministro determinou a elaboração de estudo de viabilidade econômica para inclusão do Projeto Ferrosul no Plano Nacional Logístico de Transportes (PNLT). Nascimento confirmou que o prolongamento da Ferrovia Norte Sul, que iria só até Panorama, Mato Grosso do Sul, será até o Porto de Rio Grande e entrará no planejamento estratégico do Ministério dos Transportes.
Na reunião, Nascimento elogiou o trabalho feito pelos governos e pelas Assembléias Legislativas. E comentou: “Estavam esquecendo do Rio Grande”.
Linha férrea até Rio Grande começa a sair do papel
· 1 min de leitura