A partir deste sábado, 16 de janeiro, os freqüentadores do litoral gaúcho receberão informações sobre a prevenção do melanoma, tipo mais agressivo de câncer de pele, que tem o Rio Grande do Sul como o estado com maior incidência da doença no país.
A atividade de sábado inicia a edição de 2010 da Ação Verão, campanha realizada pelo Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Sesc/RS. Durante a ação ocorrerá um ciclo de palestras com orientações sobre como prevenir o melanoma – a primeira será dia 16 de janeiro, às 16h30, em palco à beira-mar de Tramandaí.
A ação acontecerá nas praias de Arroio do Sal, Atlântida, Capão da Canoa, Capão Novo, Cassino, Cidreira, Imbé, Laranjal, São Lourenço do Sul, Tramandaí, Torres e Xangri-lá, distribuindo material informativo e amostras de protetor solar. Nos finais de semana serão realizadas blitz à beira-mar. A campanha acontece de 16 de janeiro a 28 de fevereiro.
Melanoma
O melanoma é o mais agressivo e letal tipo de câncer de pele, podendo causar doença em outros órgãos. Seu aparecimento está relacionado à exposição excessiva à radiação ultravioleta. Atinge todas as classes sociais e faixas etárias.
O Rio Grande do Sul é o estado com maior incidência da doença. Tantas ocorrências são resultado da combinação de pele clara – característica da região sul -, falha na camada de ozônio situada sob o paralelo 30°S, ou seja, sobre os estados da Região Sul do Brasil, e exposição ao sol em horários inadequados.
A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para o ano de 2010, no Rio Grande do Sul, é de 930 novos casos de melanoma. Já no Brasil, foram estimados 114 mil casos de câncer não melanoma e seis mil casos de melanoma, com aproximadamente mil e trezentas mortes em decorrência deste último.