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O secretário de Infra-Estrutura e Logística, Daniel Andrade, e o presidente do Crea, Luiz Alcides Capoani, decidiram pela criação de grupo técnico, com caráter de força-tarefa, para monitorar obras de arte especiais (pontes e viadutos) no Rio Grande do Sul. A medida foi anunciada em reunião de dirigentes, nesta sexta-feira (15), com integrantes de diversas instituições dos setores público e de engenharia.
Outras quatro tarefas do grupo serão reavaliação de padrões de intervenção de curto, médio e longo prazos em estradas, aperfeiçoamento da fiscalização de travessias, ampliação de treinamento de profissionais para inspeção e revisão de leis e regulamentações sobre o tema. A força-tarefa é composta por representantes do Daer, Dnit, Defesa Civil, Sergs e escolas de engenharia da PUC, UFRGS e Unisinos, além da Seinfra e do Crea. "Precisamos de aperfeiçoamento da legislação, do marco regulatório, os critérios de avaliação do Tribunal de Contas estão ultrapassados. Posso assegurar também que são poucos profissionais habilitados para esse tipo de inspeção e temos milhares de obras de arte especiais sob nossa responsabilidade", avaliou Andrade.
O secretário de Infra-Estrutura e Logística considerou que o grupo técnico tem objetivos bem definidos e que trabalhará a partir do aperfeiçoamento de proposta, apresentada pelo Crea, de cooperação técnica entre instituições estaduais e federais, organizações profissionais e universidades. "Estão na pauta, hoje, calamidades, cheias, eventos climáticos que atingem diretamente a infraestrutura do Estado, como ocorreu no caso da ponte sobre a RSC 287. O governo do Estado, através do Fórum de Mudanças Climáticas, promove em abril debate sobre a relação entre clima e infraestrutura", informou Andrade. O dirigente ressalvou a necessidade de cuidado e precisão ao se tratar dos motivos da queda da ponte na RSC-287, em Agudo, ocorrida em 5 de janeiro. "As causas serão apontadas por um diagnóstico técnico, laboratorial", observou.
O diretor-geral do Daer, Vicente Britto Pereira, explicou que o monitoramento das obras de arte especiais também integra um plano de revisão de padrões pela autarquia. "Qualquer sugestão de melhoria no padrão de monitoramento é bem-vinda", avaliou Pereira. Ele lembrou ainda que o departamento está passando por processo de reestruturação em termos de organização e de orçamento, com busca de aumento de pessoal e realização de investimentos, como restauração de 2,3 mil quilômetros da malha rodoviária estadual. "Não se trata de tapa-buraco, estamos investindo R$ 200 mil por quilômetro, o que é quantia considerável".
O presidente do Crea revelou que a intenção da organização é ajudar na melhoria da avaliação das condições de pontes e viadutos. "O conselho tem obrigação de contribuir", argumentou Capoani. O presidente da Sergs, Cylon Rosa Neto, também manifestou interesse em colaborar na avaliação de padrões de inspeção e fiscalização.