Museu de Arte do RS reúne exposições de artistas gaúchas e mostra sobre NY abre no dia 21

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Bistrô do Museu de Arte do RS inaugura nesta quinta-feira (21), às 19h, a mostra New York City People. As exposições das artistas gaúchas Heloísa Schneiders da Silva, Lenir de Miranda e Maria Tomaselli seguem em cartaz.

New York City People, mostra fotográfica do publicitário Alberto Meneghetti abre no dia 21, às 19h, no Bistrô do Margs. São 18 fotos que registram pessoas simples que circulam pela cidade, seus hábitos, atitudes - flagrantes capturados nas ruas, nos parques e praças. "Um pouco da alma dessa trepidante cidade que nunca dorme", segundo o autor. Para enfatizar o ponto de vista do fotógrafo, Meneghetti destacou cores em um fundo P&B, técnica que combina com a proposta de NYC People - os nova-iorquinos contrastando com a paisagem cinzenta da megalópole.
Período em cartaz: 21/01 a 28/02, de segunda a sexta-feira, das 11h às 22h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h.

Meu nome é Ninguém, de Lenir de Miranda. A artista pelotense volta ao Margs com uma individual de pinturas, nas galerias Iberê Camaro e Oscar Boeira. Paralelamente, Lenir também lançou um livro com textos de Icléia Cattani e Maria Amélia Bulhões, do Instituto de Artes da UFRGS, do psicanalista Luiz-Olyntho Telles da Silva, do crítico Walter de Queiroz Guerreiro (Anca/AICA), de José Emilio Burucúa, da Argentina, e de Jean Lancri, da Universidade de Paris, Sorbonne.
Período em cartaz: 19/12 a 31/01

Quero outros espaços, de Heloísa Schneiders da Silva, uma homenagem afetiva que ocupa as galerias João Fahrion, Pedro Weingärtner e Ângelo Guido com  pinturas, gravuras, desenhos, fotografias e documentos. A exposição tem curadoria de Mônica Zielinsky e busca resgatar, preservar e divulgar a produção de Heloísa, uma expoente da chamada Geração 80. Familiares, amigos, artistas, intelectuais da sua geração como Bea Fleck, Elisa Tormena da Silva, Gaudêncio Fidelis, Gisela Waetge e Ceres Storchi, entre outros, também estão envolvidos no projeto.
Período em cartaz: 15/12 a 21/02


Maria Tomaselli - Mágica da Semelhança traz a artista, depois de três anos sem expor em Porto Alegre, para as Pinacotecas do Margs. A exposição, de caráter retrospectivo, tem curadoria de Denise Mattar. Reúne cerca de 60 desenhos, aquarelas, gravuras, pinturas, esculturas e objetos produzidos em 46 anos de trajetória.
A mostra veio acompanhada de um livro organizado por Márcia Tiburi, amiga e admiradora, e Denise Mattar. Com 272 páginas, o livro faz um passeio pela vasta obra de Maria Tomaselli e está a venda na Loja do MARGS.
Período em cartaz: 18/12 a 14/02

Funcionamento do Margs
Em janeiro, o Margs mantém seu horário de funcionamento normal, das 10h às 19h, de terças-feiras a domingos. O público poderá conferir as exposições e visitar a loja do Museu.

Gostou? Compartilhe