Agência de notícias do Governo do Estado
Está em fase de negociação convênio entre a Escola de Governo do RS, via Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), e o Departamento de Defesa dos EUA. O acordo objetiva a realização de cursos sobre ações em situação de emergência, geradas por catástrofes, e segue determinação da governadora Yeda Crusius de preparar o Estado para o enfrentamento de adversidades .
Três capacitações estão em exame, informou nesta quinta-feira (21), no Encontro de Capacitação aos Municípios do RS em Situação de Emergência, o diretor-presidente da FDRH, Wambert Gomes Di Lorenzo. "O de homeland security, que envolve diretamente a Defesa Civil, está bem encaminhado", adiantou. A meta é trazer técnicos do governo dos EUA para fazer a capacitação no RS.
Segundo Di Lorenzo, o Rio Grande do Sul entrou em uma agenda climática infeliz. "É a agenda das calamidades. O Estado está no roteiro das catástrofes naturais. É necessário dotar a máquina do governo de instrumentos que garantam resposta à isto". O curso homeland security – envolve desde questões burocráticas até as de saúde e de inteligência. Não deverá haver qualquer custo para o Estado, observou o presidente da FDRH.
Além de conhecimentos técnicos, o governo do Estado pode obter doações de equipamentos. Conforme Di Lorenzo, a perspectiva é de concluir as negociações ainda neste semestre. Com o mesmo propósito, a FDRH contata, simultaneamente, instituições ligadas à Defesa Civil da Itália e da Espanha.
Temas
A agenda do Encontro de Capacitação aos Municípios do RS em Situação de Emergência, no auditório da FDRH, com representantes de mais de 40 municípios, trata de temas ligados à: Secretaria Nacional de Defesa Civil, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Avaliação de Danos, Decretos Federais, Decretos de Situação de Emergência, Laudos Técnicos, Procedimentos para a Elaboração de Planos de Trabalho e Transferência Obrigatória de Recursos.