FGTAS coloca mais de 64 mil trabalhadores no mercado de trabalho em 2009

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agência de notícias do Governo do Estado

Em 2009, a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) colocou 64.227 trabalhadores no mercado de trabalho, por meio do Serviço de Intermediação ao Emprego, oferecido gratuitamente pelas agências FGTAS/Sine.  As unidades estão localizadas em 138 municípios gaúchos – quatro a mais do que em 2008. Foram captadas 125.327 vagas de emprego e inscritos 268.855 trabalhadores no sistema. O conjunto de agências emitiu mais de 200 mil Carteiras de Trabalho e habilitou 404.747 pessoas ao recebimento do seguro-desemprego em 103 municípios gaúchos.

O presidente da FGTAS, Ronaldo Nogueira, lembra que os programas e os serviços oferecidos pela fundação destinam-se aos trabalhadores em geral, especialmente os desempregados ou em situação de emprego precário, pessoas portadoras de deficiências, artesãos e autônomos – foram 5.257 serviços temporários (faxinas, pinturas, consertos de encanamentos, etc). Segundo ele, os cursos que qualificação profissional realizados em 33 municípios, conforme demandas das comissões municipais de emprego, capacitaram 2.641 pessoas, em um investimento total de R$ 318.120,80. A fundação também foi responsável pela execução do Projeto Recomeçar, ligado ao Programa Estruturante Cidadão Seguro, visando à ressocialização de 520 apenados.

Empreendedorismo

A FGTAS também executa programas e ações direcionadas à geração de emprego e renda, incentivo ao desenvolvimento social, aumento da produtividade e à promoção da inclusão social da população. Para atingir sua finalidade, pode articular-se com entidades públicas e privadas, que colaborem com a execução de seus programas. Assim, em articulação com municípios, articulou e coordenou a elaboração de diagnósticos das necessidades e potencialidades de comunidades em situação de vulnerabilidade social, em 74 cidades eleitas pelo Programa Estruturante Emancipar: Todo Mundo é Cidadão. Cadastrou 3.811 trabalhadores e oportunizou a participação de moradores em comunidades carentes de Alvorada, Canoas e Porto Alegre, em cursos de artesanato pelo Projeto Trabalho e Renda, do Emancipar, e possibilitou a criação de 20 projetos de apoio ao empreendedorismo em diferentes municípios.

Emprega RS

Gerenciado pela FGTAS, o Emprega RS faz parte do Programa Estruturante Mais Trabalho, Mais Futuro e foi implementado em setembro de 2009. Trata-se de um portal de empregos, via internet, onde tanto empregados quanto empregadores podem buscar e oferecer vagas de emprego. Em três meses, inscreveu 13.251 candidatos, cadastrou 494 empresas cadastradas e disponibilizou 3.200 vagas de emprego.

Além disso, foram investidos R$ 822. 732,00 na a execução de pesquisas mensais de emprego e desemprego na Capital e na Região Metropolitana de Porto Alegre, em convênio com a Fundação de Economia e Estatística (FEE) e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócio-Econômicos (Dieese), com a metodologia da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade- SP). As pesquisas, a manutenção dos serviços de intermediação ao emprego e encaminhamento de seguro-desemprego, assim como os cursos de qualificação profissional são viabilizadas com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), destinados à FGTAS pelo Ministério do Trabalho, contando com uma contrapartida do Governo do Estado.

Gostou? Compartilhe