Agência de notícias do Governo do Estado
O Programa Gaúcho do Artesanato (PGA), coordenado pela FGTAS, cadastrou 3.222 novos artesãos e renovou 7.523 cadastros em 319 municípios. Por meio do programa. os artesãos cadastrados participaram de feiras: oito no Rio Grande do Sul e quatro em outros estados.
O PGA tem abrangência estadual, através das agências FGTAS/Sine, e faz o registro do produtor artesanal, concedendo-lhe a Carteira de Identidade de Artesão, que confere isenção de ICMS, possibilidade de contribuir para a Previdência Social, emitir nota fiscal, participar de exposições e feiras. No ano passado, inaugurou novas Casas do Artesão em Novo Hamburgo, Caxias do Sul, São Francisco de Paula e Capão da Canoa, totalizando 20 cidades com pontos-de-venda de artesanato.
Vinculados à fundação, o Vida Centro Humanístico realizou 77.160 atendimentos à população da Zona Norte de Porto Alegre e o Espaço Social e Comunitário (ESC), na Vila Farrapos, acolheu 80 crianças carentes, de sete a 14 anos, da Vila Farrapos, em Porto Alegre, no turno inverso ao da escola. Já o Parque de Recreação do Trabalhador (PRT), localizado em São Leopoldo, prestou 175.070 atendimentos à comunidade. Esses programas de ação comunitária, promovem a cidadania a partir de atividades voltadas à saúde, assistência social, educação, cultura, esporte e lazer.