Estudo vai avaliar viabilidade de inovações no sistema penitenciário gaúcho

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agência de notícias do Governo do Estado

O comandante-geral da Brigada Militar, coronel João Carlos Trindade, determinou que fossem adotadas algumas mudanças no presídio de Caxias do Sul. De Sevilha, na Espanha - onde integra a comitiva gaúcha que está na Europa para conhecer as experiências de Parcerias Público-Privadas (PPPs) em presídios, atendendo à solicitação da governadora Yeda Crusius - ele elogiou o sistema de segurança adotado em casas prisionais inglesas e espanholas. Trindade pretende adotar medidas semelhantes nas prisões gaúchas o quanto antes.

O coronel solicitou que fosse realizado um estudo capaz de viabilizar a retirada das guardas externas do presídio da Serra, substituindo-as por equipamentos tecnológicos como câmeras e sensores de presença. Ele destacou, também, a necessidade de mudanças na área de gerenciamento dos presídios gaúchos, como o respeito ao ser humano com idéias de gestão.

Segundo o coronel Trindade, o modelo adotado no Reino Unido é um padrão de conduta a ser estendido, principalmente o fato de não haver necessidade da presença de guardas externos. "Tudo é tecnológico, e a fiscalização, muito rígida. Na Inglaterra, todos que vêm para visitas são obrigados a entrar em revista, passar pelos raios-X, inclusive os diretores", afirmou o Coronel.

Gostou? Compartilhe