O novo presidente do Legislativo gaúcho, deputado Giovani Cherini (PDT), e os demais membros da Mesa Diretora para o período de 30 de janeiro de 2010 a 31 de janeiro de 2011, foram eleitos e empossados neste sábado (30), em sessão solene realizada no Plenário 20 de Setembro. Numa manhã festiva e marcada por emoção, a maioria absoluta dos parlamentares aprovou a nova Mesa. Os 34 votos favoráveis confirmaram o acordo pluripartidário e colocaram oficialmente Cherini à frente do Parlamento no último ano da 52ª Legislatura.
A solenidade foi prestigiada por autoridades, dentre elas a governadora Yeda Crusius. “Um ano de muita luz”, desejou Yeda a Cherini. Também estiveram presentes o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça e lideranças pedetistas, como o deputado federal Vieira da Cunha, presidente nacional em exercício do PDT, o prefeito de Osório e presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Jr., o ex-presidente da Assembleia pelo PDT, Aldo Pinto, o ex-governador Alceu Colares, dentre outras. Familiares e amigos lotaram as galerias. O pai Ivonei Cherini, as filhas do presidente, Giovanna e Yasmin, a esposa Marina Rosseto Bertoncello e os irmãos Rosane e Ivonei acompanharam a solenidade.
A Mesa Diretora eleita tem a seguinte composição:
Presidente: deputado Giovani Cherini (PDT)
1º vice-presidente: deputado Marquinho Lang (DEM)
2º vice-presidente: deputado Nelson Härter (PMDB)
1º secretário: deputado Pedro Westphalen (PP)
2º secretário: Luis Augusto Lara (PTB)
3º secretário: Paulo Brum (PSDB)
4º secretário: Adão Villaverde (PT)
1º suplente de secretário: Raul Carrion (PC do B)
2º suplente de secretário: Heitor Schuch (PSB)
3º suplente de secretário: Luciano Azevedo (PPS)
4º suplente de secretário: Ciro Simoni (PDT)
Cerimônia
A eleição ocorreu após a leitura do termo de renúncia dos membros da Mesa Diretora 2009/2010. Em seguida, o deputado Ivar Pavan pronunciou-se, despedindo-se do cargo de presidente. Pavan afirmou que a diretriz de sua administração foi pautada no fortalecimento da instituição e na aproximação com a sociedade, com o objetivo de torná-la espaço de debates importantes para os gaúchos. “Agenda política intensa, grande volume de matérias apreciadas e aperfeiçoamento da gestão são marcas que deixamos nesta primeira vez em que o nosso partido ocupou a presidência após 22 anos de presença na Casa”, frisou.
O presidente eleito e o primeiro vice-presidente, deputado Marquinho Lang (DEM), assumiram seus lugares na Mesa. Cherini manifestou-se pela primeira vez como presidente. Num discurso extenso, o deputado deu o tom de sua gestão: a cooperação. O deputado trabalhista apresentou, em seu discurso de posse, a cooperação como o principal valor a conduzir a sua gestão. “Cooperar é dar com generosidade e também receber com gratidão. As corretas relações humanas e a cooperação mundial para o bem de toda a humanidade serão as notas dominantes”, sublinhou. Cooperação, o Rio Grande acima das diferenças será o lema da gestão do deputado Giovani Cherini na presidência da Assembleia Legislativa (AL).
Além de expor em seu discurso, Cherini demonstrou o princípio da cooperação, num gesto representado por crianças do projeto “Criança Feliz”, de Nova Petrópolis, que entregaram aos presentes argolas com as cores do Rio Grande, interligadas.
A cerimônia foi aberta com a execução do hino nacional, interpretado pela cantora Isabel Laryane, responsável também pela interpretação do hino rio-grandense, que encerrou a sessão solene. Após, Giovani Cherini concedeu entrevista coletiva à impresa e seguiu para receber os cumprimentos de convidados. Um almoço festivo foi planejado no restaurante Casa do Gaúcho, no parque Maurício Sirotsky Sobrinho.
Homenagens
A esposa do presidente Giovani Cherini, Marina, entregou à esposa do ex-presidente, deputado Ivar Pavan, Salete Pavan, uma joia produzida com pedras de Soledade, a cidade natal de Cherini. Já Ivar Pavan foi presenteado com uma gruta de ametista, também original de Soledade, município conhecido pela exploração de pedras preciosas.
Primeiras ações
O presidente Cherini anunciou que quarta-feira (3), na primeira reunião de líderes da atual gestão, às 9h30, na Sala da Presidência, apresentará seu programa de trabalho. O plano também será exposto em reunião dos Coredes, na quinta-feira (4) às 9h30, na sala do Fórum Democrático, bem como em encontro que acontecerá em Não-Me-Toque, na Expodireto, feira promovida pela Cotrijal.
Quarta e quinta-feira ocorrem as primeiras sessões plenárias deste ano. Na quarta-feira, às 14 horas, será realizada sessão especial, com a presença da governadora Yeda Crusius, que fará seu pronunciamento para apresentar sua mensagem ao Parlamento.