Rio Grande do Sul terá seu inventário florestal

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agência de notícias do Governo do Estado

O Rio Grande do Sul contará, em breve, com um inventário florestal. A assinatura de termo de cooperação entre a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Ministério do Meio Ambiente para a realização do Inventário Florestal Estadual/Nacional ocorrerá até o dia 20 de março próximo, segundo foi decidido em reunião, nesta quarta-feira (10), entre o secretário do Meio Ambiente, Berfran Rosado, e o diretor e o gerente-executivo do Serviço Florestal Brasileiro do Ministério do Meio Ambiente (MMA), José Natalício Macedo Silva e Joberto Veloso de Freitas, respectivamente.

O levantamento consta entre as ações prioritárias do Governo do Estado para a pasta. Também participaram do encontro o secretário-adjunto da Sema, Giancarlo Tusi Pinto, o diretor do Departamento de Florestas e Áreas Protegidas (Defap-Sema), Rafael Ferreira e o consultor do MMA para o inventário, professor Doadi Antônio Brena.

O principal objetivo do documento é produzir informações sobre os recursos florestais do Brasil, tanto naturais quanto os plantados, a cada cinco anos, servindo de subsídio à formulação de políticas públicas de desenvolvimento, uso e conservação. Além disso, o documento produzirá informações para subsidiar a elaboração de relatórios para acordos e convenções internacionais, do quais o Brasil é signatário, tais como a Convenção da Biodiversidade, a Convenção das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, o Fórum Mundial das Nações Unidas sobre Florestas, entre outros.

Gostou? Compartilhe