Agência de notícias do Governo do Estado
Candidatos a emprego e empresários que possuem vagas de trabalho podem contar desde o final do ano passado com o Portal Emprega RS, sistema online e gratuito de intermediação ao emprego coordenado pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social (SJDS) e executado pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS). O sistema oferece hoje mais de 600 vagas em todo o RS, e para acessar o portal é só digitar http://www.empregars.rs.gov.br/ e cadastrar o currículo ou as vagas disponíveis.
Criado para facilitar o acesso de trabalhadores e empresários que não podem procurar umas das agências 141 agências FGTAS/Sine instaladas em 138 municípios gaúchos, o Portal já encaminhou 3,5 mil candidatos ao processo de seleção. As ocupações que tem o maior número de ofertas de emprego são as de alimentador de linha de produção, faxineiro, cobrador interno, vigilante e vendedor de comércio varejista. Já as funções mais procuradas pelo trabalhador que preenche o cadastro são as de auxiliar de escritório, recepcionista, vendedor de comércio varejista e assistente administrativo.
Conforme o presidente da FGTAS, Ronaldo Nogueira, na Região Metropolitana são oferecidas 117 vagas, e na Capital, 167. No interior e no Litoral estão sendo disponibilizadas cerca de 420 vagas. Por outro lado, 1,2 mil trabalhadores estão em processo de seleção, 251 empresas estão cadastradas no site e 63 pessoas já foram efetivas com carteira de trabalho assinada. O Emprega RS é fruto de parceria entre os governos do Rio Grande do Sul e de São Paulo, que disponibilizou o modelo utilizado com sucesso pelos paulistas há mais de um ano.
Uma Central de Atendimento foi montada na FGTAS para fazer a intermediação a uma vaga no mercado de trabalho. Através da central, a população pode esclarecer dúvidas quanto ao preenchimento do cadastro e também quanto ao registro do login e da senha. Dez pessoas trabalham na central, das 8h às 18h. O telefone é o (51) 3284-6001 e o endereço para mensagens via internet é o [email protected]
Cadastro
Os interessados em utilizar o sistema de intermediação de empregos devem acessar o site e preencher um cadastro, tanto para procurar quanto para divulgar oportunidades. O serviço é gratuito e para fazer o cadastro é necessário só 15 minutos. O candidato pode selecionar até três opções de áreas de atuação e todas as categorias profissionais tem acesso ao serviço. O sistema faz um cruzamento dos dados cadastrados e, depois disso, encaminha os profissionais para entrevistas nas empresas que solicitaram o seu perfil. Cabe à central de atendimento avisar os trabalhadores das entrevistas por meio de envio de SMS (torpedo).