Restauradores encontraram jornais antigos ao retirar piso do Palácio Piratini

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Agência de notícias do Governo do Estado

Ao remover parte do piso do segundo andar do Palácio Piratini, os restauradores encontraram uma edição do jornal Folha da Tarde, de 4 de julho de 1955. Na época, o governador do Estado era Ildo Meneghetti. A capa do jornal tinha a seguinte chamada: "Anuncia Peracchi uma reunião de todos os diretores da PSD (Partido Social Democrático)". Também foram encontradas caixas de fósforo e documentos da época.

O Palácio Piratini tem influência do estilo neoclássico e foi inspirado no Petit Trainon, de Versailles. Para marcar a entrada principal, entre as alas governamental e residencial, o arquiteto Maurice Gràs encomendou ao artista francês Paul Landowski três esculturas. As que representam a Agricultura e a Indústria estão na fachada principal. O grupo escultórico A Primavera encontra-se no jardim.

História
A sede do governo gaúcho teve grande movimento político. Foi no Palácio Piratini que Getúlio Vargas liderou a Aliança Liberal, partido que deflagraria, sob o comando dele, a Revolução de 1930. Dos porões do Palácio, Leonel Brizola comandou, em 1961, 104 emissoras de rádio e o movimento da Legalidade, que garantiu a posse do vice-presidente João Goulart, depois da renúncia de Jânio Quadros. No Salão Negrinho do Pastoreio, milhares de gaúchos se despediram de Brizola durante seu velório, em 2004.

Gostou? Compartilhe