A Secretaria Estadual da Saúde, de janeiro 2010 até o dia 15 de março, repassou R$ 7.998.427,62 para o Estratégia Saúde da Família (ESF). O ESF está presente em 418 dos 496 municípios do Estado – cobertura de 84,3% de equipes implantadas. Além disso, 320 municípios contam com grupo de saúde bucal, o equivalente a 64,5% de cobertura em serviços odontológicos. São 1.161 equipes e 7.897 agentes comunitários de saúde em atividade, responsáveis pelo atendimento de mais de 4,1 milhões de pessoas.
As equipes são formadas por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, dentistas e auxiliares, que são responsáveis pelo acompanhamento de número definido de famílias agrupadas por áreas geograficamente delimitadas. Os profissionais atuam na promoção, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e na manutenção da saúde das comunidades em que estão inseridas.
Dengue
O diretor do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), Francisco Paz, explica a importância das ESF para o combate ao mosquito transmissor da doença. "As equipes devem estar atentas para, na hora das visitas, averiguar se algum morador tem sintomas das doenças. Caso exista essa dúvida, a pessoa tem de ser encaminhada para uma Unidade Básica de Saúde para que o provável paciente seja tratado", explica.
Agência do Governo do Estado
Governo investiu mais de R$ 7 milhões para o Saúde da Família
· 1 min de leitura