A Defesa Civil está monitorando a situação dos municípios atingidos por fortes temporais entre a noite de domingo (21) e a manhã desta segunda-feira (22). O número de pessoas desalojadas já chega a 320 e de desabrigados, a 50. Sete cidades decretaram situação de emergência. Todas elas registram interrupção do fornecimento de energia elétrica por causa das rajadas de vento de até 120 quilômetros por hora, que derrubaram postes e antenas de operadoras de celular.
A instituição gaúcha estima em aproximadamente 500 mil o número de pessoas afetadas. A Defesa Civil disponibilizará materiais, como telhas e lonas, às regiões atingidas. Os problemas relacionados a danos materiais são mais acentuados no Noroeste do Rio Grande do Sul. Em Horizontina, mil residências foram atingidas, e a Defesa Civil do município já entregou 31 rolos de lonas para serem utilizados nas casas.
Nos municípios de Ibirubá e Carazinho, 35 residências ficaram destelhadas. De acordo com a Defesa Civil Estadual, em Três Passos, ocorreram grandes danos no centro da cidade, no quartel da Brigada Militar e no hospital local. Cerca de 18 mil pessoas foram afetadas no município.
Decretaram situação de emergência, as cidades de Horizontina, Santo Cristo, Ibirubá, Campina das Missões, Tupanciretã, Três Passos e Vila Nova do Sul. O total de pessoas desabrigados e desalojados ainda está sendo apurado.
Agência de Notícias do Governo do Estado
Defesa Civil monitora municípios atingidos por temporais
· 1 min de leitura