Raquel Vieira/ON
Com o objetivo de conhecer a intenção de votos dos gaúchos para presidente, governador e senador foi divulgada ontem nova pesquisa visando às eleições de 3 de outubro. Na coleta de dados feita pelo Instituto Methodus foram entrevistados eleitores de 25 cidades gaúchas, em dois dias. A estimulada para o governo do Estado traz em primeiro lugar o ministro da Justiça, Tarso Genro (PT), com 37,1% e em segundo, o prefeito de Porto Alegre, José Fogaça (PMDB) com 31,4%. A governadora Yeda Crusius (PSDB) aparece em terceiro lugar com 9,7% dos votos e em seguida vem o deputado federal Beto Albuquerque (PSB) com 8,7%.
O PP em primeiro lugar
O deputado federal Beto Albuquerque avaliou a pesquisa de forma positiva, porque no que tange às coligações, os dados ajudam bastante. "Meu foco no momento é conquistar o PP, por isso conversamos com mais de 50 prefeitos gaúchos. Queremos uma coligação com eles na proporcional e ainda daremos total apoio em 2014 a uma cabeça de chapa progressista", garantiu.
Sobre dados da disputa direta pelo Piratini, Beto vê um empate técnico com a governadora Yeda Crusius e garante que depois de abril isso deve se alterar. "Nossa preferência pelo PP é uma quebra de paradigmas no RS, queremos mais gaúchos do que chimangos e maragatos", afirmou. Ao ser perguntado sobre desistir da candidatura, Beto foi incisivo ao dizer que isso só pode acontecer se o PSB ficar sozinho, sem apoio e sem coligação. "Se o PP der sinal verde, no outro dia estou em campanha nas ruas", declarou.
A matéria completa na edição de ON desta terça-feira (23)