Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) e o de Santa Catarina (IFSC) encabeçam um projeto-piloto para a instalação de incubadoras que servirá de modelo para outras instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica do país. Cada um receberá R$ 200 mil para alavancar a iniciativa, verba esta oriunda dos ministérios da Educação (MEC) e da Ciência e Tecnologia (MCT).
Os recursos para 2010 foram confirmados na reunião entre dirigentes dos dois institutos federais e o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCT, Ronaldo Mota. A audiência em Brasília foi articulada pela deputada federal e presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal, Maria do Rosário (PT-RS).
Reitor do IFSul, Antônio Carlos Barum Brod explicou que o dinheiro será utilizado para tirar do papel projetos já desenvolvidos pelas instituições de ensino. No caso do Instituto Federal Sul-rio-grandense, o Óculos-Mouse, criado por alunos do campus Charqueadas para facilitar a vida de deficientes físicos, será o primeiro a passar pela incubadora.
Uma das etapas será providenciar o registro de propriedade intelectual do invento para depois fabricá-lo em escala comercial. Sua colocação no mercado virá acompanhada de incentivo e orientação para formação de empresa. "Projetos como este vão ao encontro de uma das principais diretrizes dos institutos federais, que é estimular a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias que possam fazer a diferença no mercado", lembrou Brod, que apresentou ao MCT o trabalho que vem sendo realizado pelo IFSul no Estado, principalmente na área da pesquisa e da extensão.
De acordo com a deputada federal Maria do Rosário, as incubadoras servirão de incentivo à pesquisa e à tecnologia. "Isso fortalece o verdadeiro papel dos institutos federais. Essas instituições têm uma visão ampla da educação profissional e são voltadas ao desenvolvimento local e nacional", afirmou.
Do encontro, também participaram o diretor-geral do campus Charqueadas do IFSul, José Luiz Lopes Itturriet; a reitora do IFSC, Consuelo Aparecida Sielski Santos, e seu pró-reitor de Extensão e Relações Externas, Marcelo Carlos da Silva; e o coordenador-geral de Planejamento e Gestão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, Alexandre Vidor.