A 12ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza Sazonal começa neste sábado (24) e segue até o dia 7 de maio. A ação visa diminuir a mortalidade e a incidência de complicações respiratórias durante o Inverno em pessoas com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas. Neste ano, as pessoas desta faixa etária também vacinadas contra a Gripe A (H1N1). Ao contrário de outros estados, o Rio Grande do Sul não vai alterar o cronograma de vacinação dos idosos.
No Rio Grande do Sul, a iniciativa do Governo do Estado será coordenada pela Secretaria Estadual da Saúde, que tem como meta imunizar 80% da população nessa faixa etária - o contingente é de 1.416.830 pessoas. Para isso, a Saúde contará com apoio dos municípios. Serão 1.919 postos de vacinação, 1.339 veículos e 11.864 pessoas mobilizadas na campanha.
Realizada anualmente, a vacinação contra a Influenza tem se constituído no meio mais eficaz de prevenir a gripe e suas complicações em idosos. A imunização apresenta um impacto direto na redução das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para o tratamento de infecções secundárias. No Brasil, entre 2001 e 2007, as Doenças do Aparelho Respiratório representam a terceira causa de óbito na população de 60 anos e mais, antecedidas por doenças do aparelho circulatório e neoplasias.
Hoje, um dos principais focos de atenção em saúde pública é o envelhecimento da população. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em duas décadas, o Brasil será o sexto país do mundo em população de idosos. A ênfase em ações de prevenção que assegurem a qualidade de vida dessa faixa etária é um objetivo a ser perseguido.
Agência de notícias do Governo do Estado