Fogaça afirma que jornais do interior são referências para debates

Pré-candidato ao governo do Estado participou de reunião-almoço com diretores da ADI RS

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Ontem, o pré-candidato ao Palácio Piratini, José Fogaça, participou de uma reunião-almoço com editores e diretores da ADI RS (Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul). O evento, que ocorreu no restaurante Le Bon Gourmet, do Plaza São Rafael, deu início a uma série de reuniões do ex-prefeito de Porto Alegre com órgãos da imprensa, que, segundo Fogaça, visam à aproximação e ao conhecimento mútuo. Para o presidente da ADI RS, Kamal Badra, de A Plateia, de Santana do Livramento, a iniciativa honrou a entidade, pois demonstra um reconhecimento à importância dos jornais do interior.

No encontro, o pré-candidato destacou que o Rio Grande do Sul é um Estado multicêntrico e que essa característica deve ser valorizada com a regionalização do orçamento. Para ele, os veículos locais integram a parte fundamental dessa descentralização, pois são os órgãos mais capacitados para levantar as demandas das comunidades, além de verificar e avaliar a validade de uma decisão. "Não há realidades iguais, por isso, não pode haver decisões lineares. Em vez de um instrumento central equacionar os problemas do Estado, cada região deve identificar suas necessidades", disse. Fogaça também apresentou algumas ideias iniciais do seu projeto para os gaúchos, como gestão de qualidade e controle de finanças públicas e abordou a afinidade e o ineditismo da coligação entre PMDB e PDT.

Os diretores também levaram ao conhecimento de Fogaça as principais preocupações da entidade e carências das regiões. Eládio Dios Vieira da Cunha, do Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul, defendeu a descentralização dos investimentos em mídia e que as campanhas do governo deveriam atender igualmente à população gaúcha. Fogaça lembrou que a solicitação vai ao encontro do foco do plano de governo, que está sendo elaborado e que será entregue no momento do registro da candidatura. "O recurso de publicidade não serve apenas para divulgar obras, mas, sim para educar e mudar determinada realidade", frisou. "Os veículos devem ser tratados com isonomia, equidade e respeito." Essa foi a mensagem final do pré-candidato, que avaliou que sem parceria, não há avanço. "Os jornais do interior são referência em circulação de informação, são eles que podem despertar e estimular a participação da comunidade em debates."

Presenças

A reunião-almoço teve quase 2 horas de duração e contou com as presenças dos assessores Clóvis Magalhães e Anílson Costa e de diretores da ADI RS, como Eládio Dios Vieira da Cunha (Jornal do Povo, de Cachoeira do Sul), Germano dos Santos Leite (Jornal Agora, de Rio Grande), Jones Alei (Gazeta do Sul, de Santa Cruz do Sul), Kamal Badra (A Plateia, de Santana do Livramento), Maria Luiza Szulczewski (Jornal Ibiá, de Montenegro), Miriam Destefani (O Informativo do Vale, de Lajeado), Múcio de Castro Filho e Múcio de Castro Neto (O Nacional, de Passo Fundo), Raul Petry (O Diário da Encosta, de Ivoti), além dos gerentes do Diário Popular, de Pelotas,  Márcio Wiener e Rogério Münchow Caldellas.

Gostou? Compartilhe