Governo do Estado terá 5.118 locais de vacinação contra a polio neste sábado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Rio Grande do Sul pretende vacinar 704.569 crianças na primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que ocorre neste sábado (12). Para tanto, todos os 2.022 postos fixos existentes no Estado estarão abertos das 8h às 17h. Além desses, mais 3.096 postos volantes estarão espalhados pelas cidades gaúchas. Serão mobilizados 13.337 pessoas, 5.118 locais (fixos e móveis) e 1.492 veículos.

A segunda etapa da campanha contra a doença, também conhecida como paralisia infantil, será no dia 14 de agosto. A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. No entanto, é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses da vacina durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

O Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da poliomielite. No entanto, enquanto houver circulação do vírus em qualquer região do mundo é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação provenientes de países que ainda registram casos da doença, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.

A poliomielite é uma doença infecto-contagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A doença é causada e transmitida por um vírus (o poliovírus), e a contaminação se dá principalmente por via oral.

Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe