Cuidados para evitar a dengue

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Pela falta de medidas técnicas de controle, ela é considerada uma das doenças tropicais mais preocupantes, e seu combate depende da conscientização da população para mudanças de atitude. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem, anualmente, em mais de 100 países de todos os Continentes, exceto a Europa. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS), alerta a alguns cuidados que devem ser tomados para se evitar a proliferação do mosquito da dengue.

Cuidados
As caixas d'água devem ser sempre bem fechadas e limpas. É necessário tratar a água de piscinas com cloro, colocar areia nos cacos de vidro sobre muros, trocar a água de bebedouro de animais domésticos e dos pratos de vasos de plantas. As garrafas vazias ficam com o gargalo para baixo e latas de lixo sempre bem fechadas.

Transmissão

A dengue é causada por um vírus e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se reproduz em água parada. A reprodução do inseto ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas sombrias como ensolaradas. Para o diretor do Centro Estadual de Vigilância, Francisco Paz, as ações de prevenção e as medidas de combate exigem a participação da população a partir da adoção de medidas simples, visando a interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. "Por isso é importante que a população não deixe água parada em vasos, garrafas, pneus, entre outros recipientes."

Gostou? Compartilhe