Banca prepara Prêmio Qualidade RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Nesta sexta e sábado, dias 2 e 3 de julho, a banca de juizes do Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), se reúne para definir as vencedoras da 15ª edição do Prêmio Qualidade RS, considerado o Oscar da Qualidade. São 166 organizações inscritas para este ano, de pequeno, médio e grande porte, dos diversos segmentos da economia gaúcha, que concorrem a Medalhas de Bronze e aos Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Esta é a segunda reunião da Banca, após receber o relatório de avaliação dos examinadores que analisaram o relatório de gestão e realizaram as visitas às candidatas que passaram para a segunda fase. O processo de candidatura, avaliação e julgamento é rigoroso e dura cerca de um ano. Avalia a gestão em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados.

 A cerimônia de reconhecimento às premiadas acontece no dia 20 de julho, às 19h, do Centro de Exposições da Fiergs, durante a programação do Congresso Internacional da Gestão (de 19 a 21 de julho). Em toda a história do Prêmio, criado em 1996 pelo PGQP, 500 organizações diferentes foram premiadas. Ao todo, já foram treinados para este diagnóstico e avaliação cerca de cinco mil examinadores. O Prêmio Qualidade RS é considerado o maior reconhecimento na área da qualidade em abrangênia regional. Os dois eventos, juntos, são reconhecidos como o maior encontro na área da qualidade, em nível mundial, pelo número de pessoas reunidas: serão mais de 7 mil participantes.

 Liderado atualmente pelos empresários Ricardo Felizzola (Conselho Diretor) e Jorge Gerdau (Conselho Superior), o PGQP atua na promoção da competitividade do Rio Grande do Sul para melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, através da busca da excelência em gestão com foco na sustentabilidade. Mais de 1,3 milhão de pessoas estão envolvidas no Programa, com adesão de 8,9 mil organizações associadas e uma rede de 79 comitês setoriais e regionais, permeando o estado do Rio Grande do Sul e diversos setores da economia gaúcha, com a capacitação de mais de 250 mil pessoas nos fundamentos da qualidade.

 Para modernização da gestão, o PGQP realiza projetos nas mais diversas frentes de atuação e segmentos. Na iniciativa privada, são micro, pequenas, médias e grandes empresas de todas as áreas. Na gestão pública, para aumentar a qualidade dos serviços prestados ao cidadão, o PGQP atua em projetos para otimizar recursos, aumentar receita e reduzir despesas, capacitar os servidores para melhor atendimento e qualidade do trabalho prestado, além de fornecer ferramentas de gestão para dar continuidade ao processo, independente de mudanças políticas.

Gostou? Compartilhe