Os gaúchos mostraram confiança no Governo do Estado ao aumentar em 28% a participação na Consulta Popular (CP) 2010 em relação ao ano passado. A votação, realizada no dia 23 de junho, cujo resultado foi homologado na última quinta-feira (1º), totalizou 1,217 milhão de votos. Nas urnas disponibilizadas, houve 1,039 milhão de cédulas e, pela internet, 177,5 mil pessoas escolheram as principais demandas da sua região. O número de votantes representa 18,16% dos eleitores aptos a votar no RS. Em 2009, foram 950.377 votantes.
A homologação foi realizada pela Comissão Geral de Coordenação da Consulta Popular paritária entre o Governo do Estado e organizações da sociedade civil. Integram essa comissão os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), a Associação Gaúcha de Municípios (AGM), a Federação das Associações dos Municípios do RS (Famurs), a União dos Vereadores do RS (Uvergs) e Fórum Democrático.
A governadora Yeda Crusius agradeceu aos gaúchos que foram às urnas porque ajudaram o Governo a decidir as necessidades mais importantes a serem atendidas em cada comunidade. "É uma alegria que a confiança neste trabalho tenha se confirmado." São R$ 150 milhões investidos em medidas decididas pelos cidadãos. "Não existe um Estado como o RS, que aplicará todo esse valor, que representa 10% de todos os investimentos para o próximo ano, em prioridades decididas pela população", disse.
Como a participação deste ano superou a de 2009, o Governo acrescentará um bônus de R$ 15 milhões para as ações solicitadas por meio da CP. As contas em dia e a credibilidade resgatada pela atual gestão, pagando demandas antigas da Consulta Popular (desde 2003), estimularam um maior número de votantes neste ano. Os gaúchos utilizaram novas ferramentas tecnológicas para mobilizar a população em todo o RS. Além da votação pela internet, o assunto tomou dimensões nacionais por meio da rede de microblogs Twitter, além do comunicador instantâneo Messenger. A Consulta Popular esteve entre os dez itens mais citados nacionalmente por diversas vezes no dia 23.
Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado