PGQP divulga as vencedoras da 15ª edição

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Serão 91 organizações premiadas nesta 15ª edição do Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), reconhecido internacionalmente por sua capacidade de mobilização e disseminação das práticas de gestão. A cerimônia de premiação do considerado Oscar da Qualidade será realizada no dia 20 de julho, a partir das 19h, no Centro de Exposições da FIERGS, em Porto Alegre, durante o 11º Congresso Internacional da Gestão, de 19 a 21 de julho, o maior evento na área no mundo. Nesta edição, foram 166 inscritas, de pequeno, médio e grande porte, dos diversos segmentos da economia gaúcha, nas categorias Medalha de Bronze e Troféus Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
 As empresas vencedoras do Troféu Ouro são AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia S/A, Randon S/A Implementos e Participações (Divisão Implementos) e Terex Cifali Equipamentos Ltda. Receberão Troféu Prata 15 organizações, Troféu Bronze 41 e Medalha de Bronze 32. São premiadas, pela primeira vez no Prêmio Qualidade RS, 46 organizações.  (veja a lista completa das vencedoras abaixo do release). Entre as vencedoras, 67 são da área de Serviços, 7 são da Administração Pública, 9 da indústria, 7 do comércio e 1 da agropecuária.  “A cada edição do Prêmio Qualidade RS conhecemos mais organizações que, com a melhoria dos seus resultados, estão contribuindo para a competitividade do Estado e melhoria da qualidade de vida das pessoas. A caminhada da busca pela excelência proporciona aprendizado, valorização das pessoas e controle dos processos nas organizações. Todo este trabalho multiplicado a cada nova edição do Prêmio contribui efetivamente para o nosso desenvolvimento. Em 2010, temos organizações vencedoras de vários segmentos da Economia e distribuídas geograficamente por todo o Estado. Isto é evidência clara que com pouco investimento e muito trabalho se melhora o Rio Grande do Sul”, destaca o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola.

Avaliação

 O processo de candidatura, avaliação e julgamento é rigoroso e dura cerca de um ano. Avalia a gestão em oito critérios: Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Informações e Conhecimento, Pessoas, Processos e Resultados. Para concorrer ao Prêmio Qualidade RS, as interessadas precisam ter adesão ao PGQP e é recomendado participar das três etapas do Sistema de Avaliação: treinamento, auto-avaliação e avaliação externa, além de elaborar o relatório da gestão e receber a visita de uma dupla de examinadores e julgamento de uma comissão de juízes.
 O Prêmio, criado em 1996 pelo PGQP, viabiliza às vencedoras um reconhecimento e visibilidade nacional quanto a seu sistema de gestão alinhado aos princípios da qualidade, reconhecimento da força de trabalho e maior autoestima dos colaboradores, além do reconhecimento da comunidade com informações sobre práticas bem-sucedidas de gestão, preconizadas no modelo de Excelência da Gestão. Em toda a história do Prêmio Qualidade RS (de 1996 a 2010), foram 1730 candidatas, totalizando 1044 reconhecimentos e 555 organizações diferentes premiadas. Ao todo, já foram treinados 4684 examinadores, dos quais 2629 atuaram nas visitas às candidatas.

Gostou? Compartilhe