Estado é referência no Cadastro Nacional de Museus

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Rio Grande do Sul, por ser o primeiro Estado a estar em condições de desenvolver o Cadastro Nacional de Museus, assina nesta segunda-feira (12), por meio da Secretaria de Estado da Cultura, o Termo de Cooperação Técnica com o Instituto Brasileiro de Museus. O objetivo é o desenvolvimento de atividades do cadastro nacional. O Estado é o primeiro a firmar esse termo em Brasília.

Com o acordo, serão desenvolvidas atividades de aprimoramento e ampliação do Cadastro Nacional. O projeto utilizará os recursos desenvolvidos pelo Sistema de Museus, da Secretaria de Estado da Cultura, e a parceria nos trabalhos entre o Sistema de Museus e a Universidade Federal de Pelotas e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

A ação conta com a cooperação mútua entre o Governo do Estado e o IBRAM, mediante a produção e a execução de projetos hábeis a diagnosticar a realidade museal gaúcha, mapear os museus que ainda não fazem parte do Cadastro Nacional de Museus e atualizar os dados daqueles que já constam na base de dados. Além de apoiar o projeto Caminho dos Museus, atualmente realizado pelas universidades UFPEL e UFRGS.

Além dessa, outras iniciativas pertinentes poderão ser desenvolvidas, por proposta de qualquer um dos integrantes e concordância dos demais, que envolvam as universidades gaúchas com cursos de Museologia e quaisquer outras entidades museológicas do Estado. O Rio Grande do Sul, por meio do Sistema Estadual de Museus, órgão da Secretaria de Estado da Cultura, faz parte do Comitê Gestor do Sistema Brasileiro de Museus, por ser o Estado que possui um Sistema Estadual de Museus em atuação por mais tempo.

Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe