Estão contabilizados os primeiros números de animais inscritos para a Expointer 2010. Os exemplares de argola totalizaram em 5.628. Terça-feira (20), os números foram apresentados pelo secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl, na sede da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio (Seappa). O titular da pasta esteve acompanhado pelo diretor do Departamento de Produção Animal (DPA), Cláudio Dagoberto Bueno, e pelo chefe do Serviços de Exposições e Feiras, José Arthur Martins.
Para este ano, a feira contará com 151 raças de ovinos, bovinos, bubalinos, bovinos de leite, equinos, suínos, caprinos e pequenos animais. Entre as três espécies que terão maior quantidade de exemplares presentes estão a dos pequenos animais, com 1.749, dos equinos, com 1.182, e dos bovinos e bubalinos, com 1.101. Comparada à edição anterior, 33ª Expointer está com cerca de 9% a menos de animais inscritos - em 2009 foram 6.137 - por decorrência das novas normas para o acondicionamento dos pequenos animais. A partir de 2010, será permitido apenas um animal por gaiola. É válido lembrar que o total dos exemplares rústicos ainda não foi somado, pois as inscrições vão até o dia 6 de agosto.
Algumas novidades estão confirmadas, como o retorno de dois ovinos da raça Bergamacia Brasileira e 71 bovinos de leite da raça Gir Leiteiro. Dos zebuínos, a raça Guzerá apresenta um aumento de participação, se comparado com 2009, de 216%, e os equinos Mangalarga Marchador que terão 42 animais a mais que na última edição da mostra.
Com informações da Agência de Notícias do Governo do Estado