Cerca de 90% das 2,6 mil escolas da rede estadual de ensino terão acesso à internet banda larga gratuita até o final de 2010. A garantia foi dada na manhã desta quarta-feira (21), pelo secretário adjunto Paulo Ricardo Rezende, durante reunião com os coordenadores e adjuntos da Secretaria da Educação. "Temos o compromisso de garantir ensino de qualidade e eficiente nas escolas do Estado e esta qualidade passa necessariamente pela instalação da internet banda larga nas nossas instituições de ensino".
Até o momento, duas mil escolas estaduais em todo o Rio Grande do Sul já foram beneficiadas com instalação gratuita de internet banda larga, visando a auxiliar na utilização das tecnologias da informação na rede de ensino e garantir a inclusão digital de estudantes e professores. A iniciativa esta ocorrendo a partir de uma parceria entre o Estado e a empresa Oi de telecomunicações, feita em setembro de 2009.
De acordo com o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Secretaria Estadual da Educação (SEC), Maicon Lovato, a iniciativa complementa a utilização dos ambientes informatizados nas escolas gaúchas. "A internet possibilita aos professores e alunos acesso aos conteúdos educacionais on-line fornecidos tanto pela SEC, quanto pelo Ministério da Educação (MEC), podendo auxiliar no desenvolvimento do aprendizado", explica Maicon.
O diretor do departamento pedagógico da SEC, Milton Pereira, ressalta a importância do processo de aprendizagem na transformação das informações obtidas na internet em conhecimento. "O processo de aprendizagem possibilita aos estudantes utilizar as ferramentas tecnológicas da informação, mas também dentro desta dinâmica, prepara o aluno para ler, interpretar e ter senso crítico para o discernimento de toda essa diversidade de informações que a internet possibilita", declarou.
Para as escolas que não estão incluídas nesta ação devido às dificuldades técnicas para a implantação de banda larga, a Secretaria da Educação já está desenvolvendo uma ação em parceria com a Associação dos Provedores de Serviços e Informações da Internet (InternetSul). Até o final de agosto, será realizado o mapeamento das condições técnicas destas escolas para a viabilização de internet via rádio. A partir desta análise será possível executar uma ação para atender as escolas restantes e possibilitar a totalidade das escolas estaduais acesso a internet.
Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado