Oscar da Qualidade é entregue em grande estilo

Maior evento do mundo premiou 91 organizações que se destacaram na melhoria dos processos de gestão.

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Foi em grande estilo a noite de entrega do Oscar da Qualidade, realizada na terça-feira, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre. As 91 organizações gaúchas vencedoras na 15ª edição do Prêmio Qualidade RS, promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), foram as grandes estrelas do evento, que junto com o Congresso Internacional da Gestão, reuniu oito mil pessoas em dois dias. Também foram homenageados os voluntários que participaram da avaliação das empresas, os juízes e relatores do Prêmio, as empresas gaúchas vencedoras do MPE Brasil, os comitês regionais e setoriais que mais se destacaram junto ao Programa e os comunicadores e veículos difusores da qualidade na mídia gaúcha. Foram homenageados, ainda, de maneira inédita na história do PGQP, os reitores das universidades PUCRS, UFRGS e Unisinos, que se destacaram no comprometimento com a excelência em gestão desenvolvida nos processos educacionais das instituições de ensino. Da mesma forma seis veículos de comunicação do Interior do Estado receberam a distinção, através de seus profissionais, de Comunicador de Qualidade 2010. A jornalista e editora do Jornal O Nacional, Zulmara Colussi, foi uma delas. “A homenagem representou o reconhecimento do trabalho feito pelos veículos no Interior do Estado para divulgar as ações do PGQP e representa um passo importante no estreitamente de uma relação que será ainda mais profícua”, manifestou a jornalista.

Este ano, três empresas foram agraciadas com o Troféu Ouro. Pela Terex Hold Building, o diretor-presidente da empresa, Reus Batista, destacou o caminho percorrido pela entidade desde a adesão ao PGQP em 2005: “Os critérios de excelência do Programa foram importantes para superar a crise que afetou toda a economia”, argumentou. A Randon S/A Implementos e Participações, por intermédio do diretor-executivo Norberto José Fabris, dedicou o ouro conquistado principalmente ao trabalho em equipe e a busca contínua pela excelência na gestão da empresa. “Para nós essa premiação é muito especial. Esse reconhecimento é fruto da nossa busca contínua pela qualidade e satisfação dos clientes”, afirmou Fabris. O diretor-geral da AES SUL Distribuidora de Energia, Antônio Carlos de Oliveira, enfatizou que o troféu representa o esforço e dedicação de todos os funcionários da entidade. “Trabalhamos focados sempre no bem-estar da sociedade”, proferiu.
 
A solenidade reuniu diversas autoridades, entre elas o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati; o presidente da Assembleia Legislativa, Giovani Cherini; o presidente da FIERGS, Paulo Tigre; o presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola; e o secretário da Fazenda, Ricardo Englert, que representou a governadora Yeda Crusius. Além das autoridades, entidades representativas como a Fundação Nacional da Qualidade, o Movimento Brasil Competitivo e o SEBRAE-RS estiveram presentes.

O Secretário Estadual da Fazenda, Ricardo Englert, falou da importância que o PGQP representa para o Rio Grande do Sul, principalmente na atuação em conjunto com o Governo do Estado. Englert ainda saudou todas as autoridades presentes no evento: “Fico muito feliz de representar o Governo do Estado em um evento que só traz riquezas para os gaúchos”, argumentou.

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, destacou o trabalho realizado pelo PGQP na melhoria da Gestão Pública e na promoção do pensamento sistêmico na iniciativa privada. “Sem qualidade e produtividade não chegamos a lugar nenhum”, reiterou. O presidente do Conselho Superior do PGQP, Jorge Gerdau Johannpeter, foi homenageado pela conquista da medalha Juran, da American Society for Quality (ASQ). Ovacionado pelo público presente, Gerdau falou sobre a conquista: “Este prêmio não é só meu, é de todos nós. Parabéns a todos que trabalham para a melhoria da gestão no Rio Grande do Sul”, ressaltou.

O presidente do Conselho Diretor do PGQP, Ricardo Felizzola, destacou a importância das empresas buscarem a excelência em gestão através das ferramentas de gestão da qualidade. Segundo ele, o esforço das organizações é refletido diariamente no cotidiano do cidadão gaúcho, em qualquer segmento. “Vocês recebem hoje o reconhecimento da sociedade e da comunidade gaúcha. Parabéns aos campeões do mundo”, salientou Felizzola. A cerimônia contou ainda com diversas atrações artísticas que entreteram o público. Enquanto os nomes das vencedoras eram referidos no palco, funcionários e parentes celebravam do auditório o reconhecimento conquistado pelas organizações.

Gostou? Compartilhe