O Governo do Rio Grande do Sul, em parceria com o Instituto Nacional do Câncer/Ministério da Saúde (Inca/MS) e os municípios, tem incentivado o controle do tabagismo no Estado. O hábito de fumar é a terceira causa de mortes evitáveis no mundo, e é um dos fatores de risco para mais de 70 tipos de doenças.
De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/RS), 157 municípios já aderiram ao programa. São mais de 300 Unidades Básicas de Saúde (UBS) que realizam o tratamento. As cidades que quiserem integrar a ação, desenvolvida desde 1996, devem solicitar à coordenação estadual.
O trabalho possui três eixos: o tratamento dos fumantes que querem parar de fumar, realizado por intermédio do SUS nas unidades básicas de saúde (UBS); o Saber Saúde, que trabalha a prevenção nas escolas com alunos e professores; e pelos ambientes livres de fumaça do tabaco. A coordenação estadual capacita os profissionais para o tratamento, faz palestras, monitora o trabalho dos municípios, realiza campanhas, entre outras atividades. Toda a medicação e material são fornecidos
Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado