Vacinação contra a paralisia infantil pretende imunizar 95% das crianças

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado vai disponibilizar 5.118 postos, sendo 2.022 fixos e 3.096 volantes, para a realização da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite, que acontece no dia 14 de agosto. Serão mobilizadas 13.337 pessoas e 1.492 veículos. A meta é imunizar 95% das crianças de até cinco anos de idade, população estimada em 704.569 pessoas no Rio Grande do Sul. Na primeira etapa, realizada em junho, 646.199 crianças receberam a dose, o que representou uma cobertura de 91,74%.

A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral e está disponível durante todo o ano nos postos da rede pública. No entanto, é necessário, de acordo com a Secretaria da Saúde, que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave. Na maioria das vezes, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. O Brasil está livre do vírus causador da enfermidade desde 1989, quando o último caso foi registrado na Paraíba. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) o certificado de eliminação da moléstia.

Gostou? Compartilhe