Os municípios gaúchos já estão abastecidos com 37.260 frascos da vacina contra a poliomielite (paralisia infantil), que garantem 931.500 doses, para a segunda etapa da campanha nacional de imunização, que ocorre neste sábado (14). A meta é vacinar 95% das 704.569 crianças menores de 5 anos de idade do RS. O Estado vai disponibilizar 5.118 postos de vacinação (2.022 fixos e 3.096 volantes), com a mobilização de 13.337 pessoas e 1.492 veículos.
A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, destaca a importância da vacinação como forma de proteção à saúde das crianças. "O Governo do Estado está mobilizando uma grande articulação com os gestores municipais para o alcance da meta. É fundamental que as mães, pais, avós, cuidadores levem as crianças menores de cinco anos aos postos neste sábado." Arita explica que, embora o Brasil esteja livre do vírus causador da pólio, é necessário manter a prevenção porque há circulação do vírus em outros países, como Paquistão, Índia, Afeganistão e Nigéria.
A vacina contra a paralisia infantil é administrada via oral, e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde para as vacinações de rotina. Mas é importante que todas as crianças menores de cinco anos tomem as duas doses durante a campanha nacional, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
Com informações da Agência de notícias no Governo do Estado