Técnicos uruguaios e panamenhos conhecem programas de Saúde

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado recebeu, nesta segunda-feira (16), uma comitiva formada por cinco profissionais da saúde pública do Uruguai e Panamá. O trabalho desenvolvido no Rio Grande do Sul, nas áreas referentes à Vigilância em Saúde Ambiental e às políticas de Saúde do Trabalhador, no âmbito do SUS, foram os critérios utilizados pelo Ministério da Saúde para a escolha do território gaúcho para receber os estrangeiros.

Durante cinco dias, os técnicos irão conhecer e trocar experiências que resultarão na aplicação de um Termo de Cooperação Técnica Internacional entre os dois países e o Brasil. Os demais estados selecionados foram o Paraná e o Acre.

A programação consta da apresentação das ações de vigilância desenvolvidas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Também serão realizadas visitas in loco ao Laboratório Farmacêutico do Estado (Lacen), à região carbonífera do Estado, onde os técnicos conhecerão a Termelétrica Presidente Médici, em Candiota, e à Estação de Tratamento de Água do Moinhos de Vento, na capital.

Os técnicos conheceram na manhã desta segunda-feira trabalhos existentes no Rio Grande do Sul em relação à Vigilância em Saúde Ambiental, como o Vigiar, que acompanha a qualidade do ar, o Vigisolo, o Vigiágua, o Vigiquim (agrotóxico, benzeno, amianto, mercúrio e chumbo), e o Vigifis (radiações ionizantes), entre outros.

Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe