Estado registra atraso na apuração do Censo

Apenas 8,2% dos domicílios foram visitados. Na região de Passo Fundo, dados não foram finalizados, mas coordenador garante que pesquisa está mais adiantada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Demora na entrega dos coletes de identificação dos recenseadores do IBGE atrasou a coleta dos dados do Censo 2010 no Estado. Abaixo do índice nacional, que é de quase 17%, o Rio Grande do Sul enviou apenas 8,2% dos questionários. A pesquisa iniciou oficialmente há duas semanas, mas alguns municípios ainda não receberam os coletes a tempo de iniciar a pesquisa. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também registraram atraso na apuração do Censo.
Em Passo Fundo, nesta terça-feira, os funcionários do escritório do IBGE trabalharam na coleta dos dados em todos os municípios da região. Segundo o coordenador do Censo 2010, Jorge Benhur Bilhar, foi requisitado um relatório detalhado do que já foi realizado. “As dificuldades logísticas na distribuição dos coletes dos recenseadores não aconteceram na região de Passo Fundo. Aqui o trabalho segue normalmente. Ainda não temos um resultado oficial, mas certamente estamos mais adiantados. Soledade, por exemplo, já recenseou mais de 20% dos domicílios”, afirmou.  
Negado passe livre

Bilhar confirmou que foi negado o passe livre aos recenseadores no município. Embora não haja legislação que obrigue a gratuidade, o órgão solicitou ao Executivo e as empresas privadas o passe livre para facilitar o deslocamento, já que os agentes não recebem vale transporte do IBGE, apenas uma ajuda de custo inclusa no salário que varia de acordo com a produtividade.

Pais
Dos cerca de 58 milhões de domicílios existentes no país, já foram recenseados 16,5%, o equivalente a 9,6 milhões de residências. Até as 8h dessa segunda-feira (16/08), os 130 mil recenseadores que já haviam transmitido dados para o IBGE haviam contado cerca de 33 milhões de brasileiros, 17% da população que o IBGE estima haver no país. Em alguns estados a coleta está mais adiantada. Rondônia já enviou 28,2% dos questionários, Sergipe, 27,2%; Ceará, 25,5% e Mato Grosso do Sul, 22,4%.

Até a última sexta-feira (13/08), o serviço de atendimento telefônico do IBGE (0800-7218181) recebeu 10.643 ligações sobre o Censo 2010, das quais 3.831 foram para confirmar a identidade dos recenseadores. A maioria da população concedeu entrevistas presenciais, e apenas 1.800 domicílios tiveram seus dados transmitidos para o IBGE através de respostas pela Internet. A partir de 29 de agosto, o IBGE passará a divulgar em seu site (www.ibge.gov.br), com atualização ao menos uma vez por semana, o número de habitantes e domicílios já recenseados por município. A pesquisa envolve o trabalho de 230 mil pessoas, em 5.565 municípios e sete mil postos de coleta.

Resultados
O primeiro resultado total da população recenseada será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo 2010.

Gostou? Compartilhe