O Procon-RS alerta os consumidores para a verificação do certificado de qualidade das cadeirinhas infantis no selo do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A utilização das cadeirinhas nos carros passa a ser obrigatória a partir desta quarta-feira (1º).
No momento de instalação do assento, é preciso passar o cinto de segurança do veículo pelos locais indicados no manual de instrução e apertar até que a cadeira praticamente não se mexa. De acordo com a coordenadora executiva substituta do Procon, Luciane Disconzi, os pais devem estar alertas para a segurança das crianças em todas as situações. "Mesmo nos veículos que não são obrigados a utilizar o assento, como táxis e ônibus escolares, os adultos devem priorizar a segurança dos pequenos."
Os consumidores tiveram quase três meses para adequação à nova regra, estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As penalidades para a infração são multa de R$ 191,54, sete pontos na carteira de habilitação e retenção do automóvel até a comprovação da aquisição do dispositivo correto, conforme a idade da criança.
Confira o assento infantil recomendado para cada faixa etária:
Bebê Conforto: até um ano de idade
Cadeirinha: 1 a 4 anos de idade
Assento de elevação: 4 a 7,5 anos de idade
Agência Piratini