Rio Grande do Sul tem a mais baixa taxa de mortalidade infantil do Brasil

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Rio Grande do Sul apresenta a menor taxa de mortalidade infantil do País, com 13,1 por mil nascidos vivos, enquanto a média brasileira é de 23,3 por mil. O dado faz parte da pesquisa Indicadores do Desenvolvimento Sustentável, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e divulgada nesta quarta-feira (1º).

Embora apresente dados diferentes da Secretaria Estadual da Saúde (SES), o estudo confirma a posição gaúcha quanto ao indicador. Os órgãos governamentais adotam diferentes metodologias na obtenção do coeficiente. A SES usa como base de cálculo o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), sendo que, estes, são dados reais e não baseados na estimativa populacional.

Na pesquisa do IBGE, o RS aparece como o terceiro Estado com a mais alta expectativa de vida no Brasil. Conforme dados de 2008, o gaúcho, ao nascer, tem uma sobrevida de 75,3 anos. Em primeiro estão os brasilienses, com 75,6 anos, seguidos dos catarinenses, com 75,5 anos.

Agência Piratini

Gostou? Compartilhe