A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), lança nesta quinta-feira, dia 2 de setembro, seis tecnologias. O evento será realizado na Casa da Tecnologia, na Expointer, em Esteio/RS, às 17h30, e terá também assinatura de convênios e contratos.
Um dos lançamentos será o processo de etanol lignocelulósico (etanol de 2ª geração), que utiliza principalmente resíduos agroindustriais como matéria-prima, a exemplo de bagaço de cana-de-açúcar, capim e resíduos florestais como lascas de eucalipto, taxi branco, entre outros que são encontrados em abundância na natureza. O processo busca viabilizar o aumento da produção desse biocombustível sem degradar o meio ambiente. A tecnologia é da Embrapa Agroenergia (Brasília/DF).
Outra tecnologia que será apresentada ao público é o calcário de xisto, recomendado como corretivo de acidez do solo e como fertilizante fornecedor de macronutrientes secundários, ambos representando insumos alternativos para uso na agricultura. A recomendação ocorreu em maio de 2010 pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), depois de cinco anos de trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS).
A Embrapa vai lançar ainda um sistema completamente portátil para pesagem de bovinos que pode ser transportado em veículos de pequeno porte e montado em instalações de manejo simples, típicas de pequenas propriedades. O produto foi desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul (Bagé/RS) em conjunto com a Metalúrgica Brião, de Cachoeira do Sul (RS), que será a fabricante e distribuidora.
A Embrapa Trigo (Passo Fundo/RS) em parceria com a Embrapa Transferência de Tecnologia – Escritório de Negócios de Passo Fundo e a Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa apresentam a cultivar de trigo BRS 327. Indicada para cultivo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e centro-sul de São Paulo, a BRS 327 pode ser diferenciada das que estão hoje no mercado pela associação entre suas características de qualidade e produtividade ou seja, é uma cultivar que foi desenvolvida para atender aos anseios dos agricultores e da indústria.