Um estudo encomendado pelo Sebrae/RS e executado pelo Inbrape (Instituto de Pesquisa Sócio Econômico) mapeou as principais oportunidades de negócios no Rio Grande do Sul. Apresentada nesta sexta-feira, durante a programação do Fórum de Empreendedorismo, a pesquisa Identificação de oportunidades de negócios no RS e mapeamento do potencial de consumo avaliou as duas maiores cidades de cada uma das dez regionais do Sebrae/RS, sob dois focos: nas empresas, foram aplicados 601 questionários (amostragem probabilística) e na população 2.374 questionários (amostragem não probabilística), realizada em pontos de fluxos de pessoas em cada cidade pesquisada.
Entre os empresários, os tipos de negócios que aparecem como os de maior potencial são os de consultoria na parte tributária, jurídica e empresarial. Empresas de manutenção de micro também têm potencial para o Estado. Já na pesquisa com a população, entre os empreendimentos que apresentam grande potencial, estão os serviços relacionados à manutenção residencial, loja de celulares, cinema e lotérica. O mini-mercado internet aparece também entre os destaques - fato que causou surpresa, segundo o diretor de projetos e pesquisa do Inbrape, Mário Tarumoto. "Ainda que em metrópoles isto seja algo comum, não esperávamos que fosse um destaque em todo o Estado", comenta. Por outro lado, ele avalia como resultado esperado o interesse das empresas em consultorias. "Com toda a inovação tecnológica, existem muitas empresas com dificuldades para acompanhar este ritmo acelerado. Assim, as empresas de treinamento e capacitação ganham espaço", avalia.
De acordo com Tarumoto, as diferenças de demandas entre a população e as empresas são comuns. "São públicos com necessidades diversas. O consumidor comercial precisa de questões relacionadas à logística e treinamentos na área de atendimento, enquanto o consumidor doméstico quer trabalhos do dia a dia, de consumo e, neste caso, as empresas de prestação de serviços aparecem como maior necessidade".
O estudo indicou que existe viabilidade de negócios em várias áreas, no entanto, mostrou que a necessidade difere de região para região. Na serra gaúcha, por exemplo, há demanda da população por fábrica de móveis planejados e portão ou cerca elétrica - itens que não são mencionados em outros pontos do Estado. Já no que se refere à demanda das empresas, a região Norte do Rio Grande do Sul diferencia-se das demais por destacar ramos como limpeza, convênio odontológico e fornecedores de marmitex.
Os resultados da pesquisa podem ser utilizados como um guia para ajudar a definir a possibilidade de sucesso de um negócio. No entanto, cabe ao interessado avaliar uma série de outros aspectos, como salienta Tarumoto: "Saber quais são as oportunidades com potencial é uma indicação do caminho, mas é preciso fazer uma avaliação do mercado, além de investir em inovação e criatividade. Por fim, cabe lembrar uma importante característica empreendedora, que é a persistência para fazer as coisas darem certo".