Mais de 8 mil inscritos para concurso de escrivão e inspetor

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado registrou um total de 8.216 inscritos para o concurso público que visa à contratação de 500 servidores para os cargos de Escrivão e Inspetor da Polícia Civil. A iniciativa integra o projeto de Recomposição dos Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro.

De acordo com a Academia da Polícia Civil (Acadepol), são 4.425 candidatos para o cargo de Inspetor e outros 3.791 para a função de Escrivão. Ainda não há confirmação das datas das provas que serão realizadas pela de Recursos Humanos (FDRH/RS), porém a previsão é de que a prova para o cargo de Escrivão ocorra no próximo dia 10 de outubro e a de Inspetor em 17 de outubro.

Etapas do concurso

A prova para os novos policiais civis é dividida em três partes e terá questões de Língua Portuguesa, Direito (Penal, Processual Penal, Constitucional, Administrativo e Direitos Humanos), Informática e Conhecimentos Gerais, além de uma Redação. Os aprovados ainda passarão por teste físico, análise de histórico pessoal, exames de saúde e avaliação psicológica. Por último, os classificados serão convocados a participar de um curso de formação.

Após a classificação nas provas de capacitação intelectual, todas as demais etapas serão eliminatórias. O candidato matriculado no curso de formação profissional receberá uma bolsa de estudo no valor correspondente a 50% dos vencimentos da primeira classe das carreiras de Escrivão e de Inspetor de Polícia. Conforme a Acadepol, a aprovação no curso de formação será requisito para a nomeação.

Gostou? Compartilhe