O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (16), a última fase da implementação da CNH Digital no Rio Grande do Sul. Para isso, estão reunidos os representantes de 49 Centros de Formação de Condutores (CFCs) de 35 municípios, para um treinamento operacional sobre o novo sistema. A previsão é de que até o final de outubro, os 274 CFCs de todo o Estado estejam disponibilizando o serviço.
"Antigamente, era necessário conservar um enorme volume de papel para poder acessar, proporcionalmente, pouca informação. Hoje, podemos ter muita informação, com o mínimo de papel. Também nesse aspecto, a carteira de habilitação digital faz parte desse grande ciclo de modernização". Com esta posição, o diretor-presidente do Detran-RS, Sérgio Filomena.
Na oportunidade, o diretor-técnico Ildo Szinvelski falou da importância da parceria da empresa ABNote, que está acompanhando cada CFC na substituição da captura de dados em papel pela digital. Ele frisou ainda o papel dos CFCs na adoção do novo sistema e as vantagens para o cidadão, que ganha na agilidade da obtenção da carteira e na economia, pois não necessita providenciar a fotografia.
A medida está prevista na Resolução no 287/08, do Conselho Nacional de Trânsito. O objetivo é padronizar e tornar mais seguro o processo de identificação dos candidatos e condutores, a partir da coleta digital das imagens de suas impressões, fotografias e assinatura. Com isso, além de aumentar a segurança do sistema, haverá uma redução substancial do tempo para processamento e expedição da CNH.
fonte: Agência de notícias do Governo do Estado