Concluída implementação da CNH Digital no RS

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Detran/RS conclui o processo de implementação da Carteira Nacional de Habilitação Digital no Estado, nesta quarta-feira (20). O Centro de Formação de Condutores Real, de São Lourenço do Sul, é o último a substituir o antigo sistema pela captura digital das fotografias, assinaturas e imagens das digitais. Previsto Resolução n.o 287 de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), o sistema visa tornar mais seguro e ágil o processamento e expedição da CNH.

A CNH Digital começou a ser implantada em março em Porto Alegre e, gradualmente, nas demais regiões do Estado: Região Metropolitana em maio; Serra em junho; Pé da Serra em julho; Planalto, Missões e Fronteira em agosto; e, finalmente, Central, Centro-Sul e Litoral em setembro e outubro. Pelo menos 158,4 mil CNHs foram emitidas pelo novo sistema desde 11 de março, quando a pedagoga Márcia Piccolli recebeu o primeiro documento digital emitido no Estado. Outras 477 mil CNHs foram emitidas ainda em papeleta no período de implantação.

Além de tornar o processo mais seguro, pela impossibilidade de fraudes, o sistema digital é mais ágil porque as imagens digitais são transmitidas para a gráfica on line. Também evita o bloqueio da emissão do documento por imagens fora dos padrões e as devoluções da papeleta Renach em desconformidade com as normas. Para o candidato, uma vantagem adicional é que não tem gastos com fotografia, que é feita diretamente no CFC com uma câmera digital.

O Detran/RS emite em média 85,7 mil CNHs por mês (dados de janeiro de 2009 a setembro de 2010): cerca de 13,5 mil primeiras habilitações, 4,7 mil mudanças e adições de categoria, 47,6 mil renovações, além de outros serviços, como segundas vias, alteração de dados, CNHs definitivas e Permissões Internacionais para Dirigir.

Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe