Governo explica urgência de novas penitenciárias

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado entrega, nesta segunda-feira (25), todos os documentos solicitados pelo Tribunal de Contas (TCE), referentes ao sistema carcerário gaúcho. A governadora Yeda Crusius autorizou o secretário estadual da Transparência, Francisco Luçardo, e a secretária Geral de Governo, Ana Pellini, realizarem a entrega. "Vamos entregar ao Tribunal de Contas muito além do que foi pedido, informando à sociedade tudo o que foi realizado no sistema prisional", frisou Yeda.

De acordo com a governadora, serão entregues cópias de documentos, com dados que mostram a situação dos presídios, bem como o estado atual das instalações, "que mostram o acerto da decretação de emergencialidade nos presídios em 2008, que permitiu fazer, com dispensa de licitação, mas com audiência pública, toda a criação das milhares de vagas que o Governo do Estado já criou".

O TCE havia dado um prazo de 72 horas para que o Governo se manifestasse sobre a construção de seis presídios do Rio Grande do Sul. A governadora ressaltou, ainda, que esse pedido não impede o trabalho de desenvolvimento do Estado. A área de Segurança continuará a construção e a reforma do sistema carcerário previstos no plano de Governo.

"Tudo o que estamos fazendo na questão prisional é com licença social. Este Governo veio para fazer a parte difícil, que foi tirar o rótulo de que Parceria Público-Privada teria alguma coisa ruim em si. Ruim é não enfrentar. Nós enfrentamos e resolvemos, e a sociedade aprovou", destacou Yeda.

Gostou? Compartilhe