A distribuição pelo Governo do Estado das doses para os produtores rurais que possuem até 50 animais e estão enquadrados no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) também começa nesta segunda-feira. Este quesito segue um mapa traçado pelos médicos veterinários do Departamento de Produção Animal (DPA), em atenção às áreas consideradas de risco, como é o caso das zonas de fronteira, as primeiras a receber as doses gratuitas.
Os produtores que possuem mais de 50 cabeças de gado devem adquirir as doses da vacina necessárias ao seu rebanho jovem nas casas agropecuárias cadastradas junto a Seappa. Para esses estabelecimentos, "visando evitar maiores transtornos por causa do feriado dessa terça-feira (2)", conforme explicou o técnico Marcelo Göcks, do DPA, já vêm comercializando as doses desde a última sexta-feira (29) sem exigência da autorização expedida pelo Departamento.
Após a vacinação, os criadores têm até o 5º dia útil, depois do último dia da campanha, para dirigir-se à Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) de seu município e registrar o número de animais imunizados, sob pena de ser multado, mesmo com a vacinação em dia.
Com informações da Agência de notícias do Governo Estado