Governo autoriza lançamento de edital para o serviço IPE Saúde 24 Horas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

No auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), a governadora Yeda Crusius assinou, nesta sexta-feira (5), o lançamento do edital do IPE Saúde 24 Horas. O serviço será um novo e revolucionário conceito na assistência médica aos 936 mil usuários e beneficiários da instituição: um plantão telefônico com profissionais do setor saúde (médicos e enfermeiros) e de tecnologia na prestação do primeiro atendimento aos pacientes em busca de orientação especializada, informação ou encaminhamento para um sistema de atenção à saúde (hospitais e postos). "Estamos fechando o círculo de modernização do IPE", acentuou a governadora.

Conforme Yeda, "o IPE Saúde 24 Horas acompanha a evolução da qualidade dos serviços de saúde". O lançamento do edital selecionará a empresa, a ser contratada, para prestar o novo serviço. Após avaliar as necessidades e as informações a respeito do paciente, o profissional do IPE Saúde 24 Horas toma decisões e orienta o paciente sobre os recursos de saúde disponíveis na melhor situação e no melhor tempo possíveis em todo o Estado. Os profissionais do plantão não farão atendimento presencial.

De acordo com o presidente da autarquia, Elói Zanella, "havia um IPE antes e, agora, há um novo IPE a partir do governo de Yeda Crusius, que conquistou credibilidade".  Conforme Zanella, houve tempos em que o pagamento de credores da instituição chegava a ser feito por sorteio, devido ao grande endividamento, e muitas atividades chegaram a parar por falta de pessoal. "Agora estamos diante de um novo IPE, pela primeira vez na história do Instituto vamos ter esse novo serviço, que coloca o Estado como um interventor direto na saúde dos usuários e não mais na intermediação dos prestadores de serviço. Com isso, teremos monitoramento, acompanhamento e um trabalho preventivo, de qualidade", explicou Zanella.

Ainda segundo o presidente do Instituto, o novo serviço significa o maior avanço que o IPE está propondo fazer no setor de saúde. "O IPE é case de sucesso do seu programa de fazer mais com menos e na resposta do dever cumprido", disse. O serviço pode também ser usado para funções pro-ativas, nas quais quem inicia a conversa telefônica é o profissional treinado para realizar, por exemplo, o acompanhamento de pacientes pós-cirúrgicos que já foram para casa.

O IPE Saúde 24 Horas irá operar com o gerenciamento de um software. Esse programa dá acesso à ficha clínica resumida do paciente e ao histórico de chamadas feitas ao IPE Saúde, facilitando o processo de coleta de informações durante o atendimento.

Com informações da Agência de notícias do Governo do Estado

Gostou? Compartilhe