Pelo menos cinco municípios decretam situação de emergência

Ontem, o município de Vacaria voltou a sofrer com as fortes chuvas. Casas foram inundadas e escolas suspenderam as aulas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Em decorrência da forte precipitação de granizo que atingiu algumas localidades do Rio Grande do Sul na segunda-feira , os municípios de Fontoura Xavier, Floriano Peixoto, Vacaria, Salto do Jacuí e Santo Antônio da Patrulha já encaminharam o decreto de Situação de Emergência à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Além dos cinco municípios em Situação de Emergência, outros cinco enviaram a Notificação Preliminar de Desastre: São Marcos, Cerrito, Panambi, Arroio do Padre e Lagoa Vermelha. Há perdas nas lavouras e em pomares de frutas, como na região de Vacaria.

A chuva voltou a castigar os moradores de Vacaria na tarde de ontem. Segundo os bombeiros, foram registrados alagamentos em diversos bairros da cidade a partir das 16h. Aulas foram suspensas em duas escolas. Alguns moradores relataram ao Pioneiro que houve nova precipitação de granizo. Na segunda-feira, um temporal de granizo danificou mais de 300 moradias.
Estima-se que 15 mil pessoas tenham sido atingidas pelo granizo na segunda-feira. Além disso, 300 pessoas ficaram desabrigadas, 630 desalojadas e 05 levemente feridas. Quanto às residências, cerca de 1.500 ficaram danificadas e 15 foram destruídas e 10 escolas danificadas. Os municípios mais atingidos são: Vacaria; São Marcos; Panambi; Floriano Peixoto; Getúlio Vargas; Cerrito; Arroio do Padre; Serafina Correa; Fontoura Xavier, Erechim; São Francisco de Paula; Gramado; Canela; Santo Antônio da Patrulha. Seis cidades emitiram Notificação Preliminar de Desastre (Nopred). As equipes das Regionais de Passo Fundo, Caxias do Sul, Litoral, Metropolitana e da sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil atuam nestas cidades

Situação nos municípios

Vacaria: Danos em mais de 400 residências por conta da forte precipitação de granizo; há 100 pessoas desabrigadas e 100 desalojadas. Foram também danificadas 3 escolas públicas (800 alunos estão sem aulas), além de prejuízos na fruticultura e horticultura. Uma equipe da Defesa Civil do Estado está no município desde ontem à tarde. São mais de 5 mil pessoas afetadas diretamente. Já foram alcançadas lonas a todas as famílias que tiveram casas danificadas. Os bairros mais atingidos são Mauá, Municipal e Hiandel. Decretou Situação de Emergência (SE).

São Marcos: São 170 residências danificadas pelo granizo; 30 pessoas desalojadas e cerca de 1.000 afetadas. O município já remeteu Nopred (Notificação Preliminar de Desastre). Os bairros mais afetados: São José e Industrial, além de parte da zona rural.

Panambi: São pelo menos 20 residências danificadas, com mais de 70 pessoas afetadas.

Floriano Peixoto: Cerca de 25 residências danificadas pelo granizo e mais de 1.400 pessoas afetadas. Decretou Situação de Emergência.

Cerrito: São cerca de 200 residências danificadas pelo granizo; 2.500 pessoas afetadas, 350 desalojadas e 120 desabrigadas. Remeteu Nopred.

Santo Antonio da Patrulha: Danos em 30 residências. São 20 pessoas afetadas. Enviou Nopred.

Fontoura Xavier: São 180 residências danificas, com 100 desalojadas e 500 afetadas. Expediu Nopred.

Arroio do Padre: Grandes prejuízos em função do granizo: 100 residências danificadas; 15 residências destruídas; 50 pessoas desabrigadas e 50 desalojadas. No total, são mais de 2.700 pessoas afetadas e 05 levemente feridas. Mandou Nopred.

Lagoa Vermelha: 80 pessoas afetadas; danos na agropecuária. Remeteu Nopred.

Gostou? Compartilhe