Município do Vale do Sinos registra duas mortes por catapora

Secretaria da Saúde de Dois Irmãos investiga óbitos de vítimas de 4 e 25 anos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O município de Dois Irmãos registrou nesta semana dois óbitos decorrentes de quadros infecciosos de catapora. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, a primeira morte, de um menino de quatro anos, ocorreu na segunda-feira. Já o segundo caso, de uma jovem de 25 anos, foi registrado ontem.

Conforme a chefe do Departamento de Saúde, Ana Paula Macedo, os episódios estão sendo estudados de forma isolada para que não se crie pânico entre os moradores. "A doença pode evoluir e se desenvolver com mais gravidade conforme a imunidade e as defesas de cada um", explicou. 

Até agora, são 27 casos de varicela (catapora) notificados em Dois Irmãos. "Este número não representa a realidade, já que muitos não comunicam a Vigilância sobre o contágio. De qualquer forma, há cinco anos não tínhamos registro de óbito na cidade por conta da catapora", disse a especialista. Em 2009, constam 49 registros da doença.

Informações indicam que o bebê, Bruno Maciel de Souza, estava sendo tratado em casa pelos pais. Após uma piora no quadro, na última segunda-feira, ele foi encaminhado ao hospital, onde faleceu duas horas depois de ser atendido. Já Cleusa Aline Wyrepkowski estava afastada do trabalho. Fontes médicas disseram que depois de um desmaio a jovem de 25 anos foi levada até a emergência da cidade, onde também morreu horas depois. "Vamos monitorar a creche onde o menino ficava durante a semana e ainda o local de trabalho da jovem, bem como dos familiares das vítimas, isso para que possamos ter tranquilidade durante o processo de identificação das causas destas mortes", garantiu Ana Macedo.

Com informações da Rádio Guaíba

Gostou? Compartilhe