Problemas de visão em crianças gaúchas é maior que a média

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após percorrer 11 cidades gaúchas e realizar mais de 240 mil atendimentos desde 2009 com o projeto Mostra Casa da Saúde Sesc, o programa Saúde Sesc – Uma vida melhor destaca três constatações importantes e que servem de alerta no que diz respeito à relação das comunidades visitadas com o tema saúde. De acordo com o optometrista Julio César Caobelli da Rosa, que integra a equipe do projeto, muitos idosos que realizaram o teste de visão na Mostra relataram nunca terem feito anteriormente algum teste preventivo de saúde em geral.

Já no que diz respeito às crianças, os índices de problemas refrativos ou de visão em idade escolar nas comunidades visitadas pelo projeto no Estado podem superar os 15% estimados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro fato que chamou atenção é a baixa procura por atendimento e informação à respeito de prevenção em saúde por parte dos homens. A Mostra Casa da Saúde Sesc leva serviços e palestras de saúde gratuitamente às comunidades do Rio Grande do Sul.

As cidades de Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, Erechim, Santa Rosa, Carazinho, Montenegro, Farroupilha, Bagé e Santana do Livramento já receberam a Mostra Casa da Saúde Sesc. Em 2011, a Mostra Casa da Saúde Sesc passará pelas cidades de Ijuí, Porto Alegre, Bento Gonçalves, Pelotas, Alegrete e Uruguaiana. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br/saudesesc.

Gostou? Compartilhe