Governo lança Ano da Itália no Brasil e Exposição de Originais de Leonardo da Vinci

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Governo do Estado lançou, nesta quinta-feira (16), por meio da Secretaria da Cultura, o Ano da Itália no Brasil 2011 e a Exposição de Originais de Leonardo da Vinci no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs). A cerimônia ocorreu nos Jardins do Palácio Piratini, em Porto Alegre. 

As obras do pintor renascentista serão expostas, no segundo semestre de 2011, no Margs, e o acervo deverá permanecer, em território gaúcho, entre 45 e 50 dias. "A Itália tem uma presença muito marcante em nosso Estado e, com certeza, a exposição será um sucesso, com recorde de visitação no museu", destacou o secretário Cesar Prestes. Ele lembrou que a iniciativa é resultado de uma parceria entre os governos do Rio Grande do Sul e da Itália.

O conjunto dos trabalhos de Da Vinci, nunca vistos mundialmente, iniciarão as comemorações do Ano da Itália no Brasil pelo Rio Grande do Sul. Serão cinco quadros a óleo, 12 desenhos, 11 anotações e seis máquinas do artista, além de 16 telas de pintores que seguiram a mesma escola. O curador da exposição será o  superintendente do Patrimônio Histórico e Artístico de Roma, professor Claudio Strinati.

Ainda de acordo com o secretário da Cultura, Cézar Prestes, a ação será viabilizada por meio de leis de incentivo à cultura e pelo patrocínio de empresas. "Este é um projeto que marcará a história cultural do RS", finalizou.

Gostou? Compartilhe