Mais de 1,3 mil professores e servidores da rede estadual vão mudar de nível no quadro de carreira a partir de janeiro de 2011. A autorização foi dada nesta segunda-feira (27), pelo secretário da Educação, Ervino Deon. A troca de nível vai proporcionar elevação salarial para 847 educadores e 473 funcionários de escolas.
A maior parte dos professores que estão mudando de nível vai atingir o teto previsto no plano de carreira do magistério. São 486 educadores que passarão de nível 5 para 6, o que indica conclusão de cursos de pós-graduação. Atualmente, a rede estadual possui cerca de 80% do quadro docente com formação superior.
Para o secretário, o Governo do Estado estabeleceu as condições financeiras necessária para viabilizar a troca de nível. Deon explicou que, a partir do ajuste fiscal e do novo padrão de gerenciamento dos recursos humanos, a Secretaria da Educação buscou atender de forma efetiva às demandas oriundas do quadro de pessoal.
"Nesses quatro anos, procuramos atender a todas as mudanças, respeitando as limitações orçamentárias do Estado. Não podíamos alterar o quadro se não houvesse recursos em caixa. O Governo Yeda organizou as finanças públicas, e a Secretaria da Educação mudou o padrão de gestão dos recursos humanos", apontou o secretário.
Agência de notícias do Governo do Estado