O engenheiro Arnaldo Dutra assumiu, na manhã desta segunda-feira (03), a presidência da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). O ato contou com a presença do secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marcel Frison, que destacou a importância da manutenção dos sistemas de água e esgotos como atribuição do Estado e dos municípios, alertando para os riscos da privatização de um serviço público essencial. Por outro lado, o novo secretário da Sehadur afirmou a disposição do Governo Tarso Genro em investir em esgotamento sanitário, "fator decisivo de desenvolvimento social e econômico. Portanto, queremos pelo menos duplicar a capacidade atual de atendimento".
O novo presidente da Corsan defendeu a integração do Estado e dos municípios na busca de soluções. "O caminho é a política de cooperação, com autonomia, mas sem isolamento. O problema de uma cidade, muitas vezes é também do município vizinho", ressaltou Dutra. Ele afirmou que somente o setor público oferece garantia de pleno acesso à água e esgotos tratados.
"Saneamento é mercado cativo, todos precisam desse serviço, e não permite concorrência. Diferente da telefonia, por exemplo, ninguém pode ter mais de uma torneira em casa para escolher qual empresa vai receber água. É por ter essa natureza que trata-se de um serviço público", afirmou Arnaldo Dutra. Luiz Zaffalon, ao se despedir da presidência da Corsan, comentou sobre as milhares de pessoas que se deslocaram para o Litoral Norte no final do ano e que, apesar do alto consumo, não enfrentaram problemas de abastecimento "graças à capacidade técnica dessa companhia".
O novo diretor-presidente é engenheiro agrônomo com diversas atividades profissionais direcionadas para as áreas de saneamento ambiental. Foi diretor do Dmae e Dmlu (Porto Alegre), Semae (São Leopoldo), da Comusa (Novo Hamburgo), e Fundação Gaúcha do Trabalho. Destacam-se também participações na Sema, na Secretaria Estadual do Trabalho, na coordenação do Consórcio do Rio do Sinos e do programa Mar-de-Dentro. É presidente da Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) e membro do Conselho Nacional das Cidades. Também assumiu o diretor de operações da Corsan o engenheiro Ricardo Rover Machado, funcionário da empresa. Os demais diretores serão nomeados nos próximos dias, quando será realizada nova reunião do Conselho de Administração.
Agência de notícias do Governo do Estado