O secretário da Cultura, Luiz Antonio de Assis Brasil, recebeu o cargo do ex-titular da pasta, Cézar Prestes, nesta segunda-feira (3), em cerimônia realizada no gabinete da Secretaria, no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff).
Assis Brasil, que também é escritor, ressaltou a tônica da sua administração, que será focada no trabalho em grupo, na evolução das ideias, na retomada da diversidade cultural no Estado e no diálogo. "Vamos incluir nosso Estado no século 21, evoluir, aceitar as diferenças, entender o outro como um ente de direitos, estender o acesso à cultura a toda a comunidade rio-grandense e vamos dialogar, sempre, sem exaustão", disse o secretário.
Assis Brasil e seu secretário adjunto e diretor geral, Jéferson Assumção, pretendem realizar encontros setoriais de cultura e um grande congresso da área em abril, para retomar o diálogo com a comunidade de artistas e gestores.
A solenidade foi prestigiada por nomes ligados às mais diversas vertentes do segmento cultural gaúcho. Estiveram presentes o reitor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Irmão Joaquim Clotet, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Walter Galvani, e personalidades da literatura e cultura gaúcha, como Armindo Trevisan, Leonardo Meneghetti, Paulo Bittencourt, Maria Carpi, Aldyr Garcia Schlee, Alcir Cheuiche, Sergio Faraco, Charles Kiefer, Valesca de Assis, Ivo Czamanski, Alpheu Godinho, entre outros.
O secretário
Luiz Antonio de Assis Brasil nasceu em Porto Alegre no ano de 1945, é romancista, ensaísta e professor titular da Faculdade de Letras da PUCRS, coordenador geral do Delfos - Espaço de Documentação e Memória Cultural da PUCRS, membro do conselho editorial da revista Signo, da Universidade de Santa Cruz do Sul, da Associação Internacional de Lusitanistas e membro fundador da Associação Cultural Acervo Literário de Erico Verissimo.
Agência de notícias do Governo do Estado